• termocop@termocop.com.br

  • +55 19 3276-6312
    +55 19 3271-7439

  • +55 19 99984-6112

  • SIGA-NOS

Nossos Serviços

Projetos

A necessidade de um projeto surge a partir da identificação de um problema ou de uma necessidade visível. Desse modo, elaborar um projeto é fornecer soluções, transformando ideias em algo concreto. Em importantes empreendimentos, a boa elaboração de um projeto é tida como algo mandatório pois esse é o ponto de partida do desdobramento de todas as ações.

Qualquer detalhe esquecido poderá causar prejuízo de tempo e recursos para o empreendimento.

Atuando no mercado desde 1998, a TermoCOP possui a expertise nas mais diversas áreas quando o assunto é projeto. Possuímos a cadeia completa para atender toda e qualquer solução para nossos clientes.

Com a evolução das tecnologias, a empresa também se adequou a esse novo cenário e hoje entrega a seus clientes e parceiros projetos desenvolvidos em CAD 3D ou BIM (Building Information Model) que significa Modelagem/Modelação da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção.

A TermoCOP elabora projetos multidisciplinares de engenharia para implantação e retrofits nas mais diversas áreas:

■ Água Gelada;
■ Central Térmica;
■ Climatização;
■ Combate a Incêndio;
■ Exaustão e Ventilação;
■ Fotovoltaico;
■ Hidráulica;
■ Recuperação de Calor;
■ Rede de Dutos;
■ Refrigeração;
■ Projetos especiais conforme necessidade do cliente.

clique aqui e saiba mais




clique aqui e saiba mais

Climatização

Gradativamente estamos passando mais tempo dentro de locais fechados, seja em casa, no escritório, grandes centros comerciais ou lugares afins. Por isso, é necessário que esses ambientes proporcionem conforto, tanto em períodos quentes quanto em épocas mais frias.

No que diz respeito aos espaços corporativos, a climatização pode ser considerada um dos fatores essenciais que contribuem para aumentar o rendimento de seus usuários. Assim, um espaço com clima mais agradável é capaz de, além de otimizar o tempo e a energia dos funcionários ao executarem as tarefas diárias, diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Lembramos que todos esses benefícios que a climatização do ambiente proporciona só podem ser assegurados se os equipamentos forem os mais apropriados para cada local. Além disso, é crucial manter a manutenção e a limpeza em dia. Para tanto, a partir de cálculos baseados nas informações sobre o local a ser climatizado, o projeto abrange desde a escolha correta dos equipamentos quanto o dimensionamento de dutos, grelhas, filtros e difusores a serem utilizados.

Um bom projeto, além do conforto térmico, promove também a redução dos custos.

Benefícios de um bom projeto:

■ Menor gasto energético;
■ Redução do custo de manutenção;
■ Maior conforto térmico;
■ Maior produtividade de funcionários e atratividade para clientes;
■ Adequação com a legislação.

Viu a importância da climatização? Agora que você já conhece os benefícios, entre em contato conosco, pois temos a solução ideal para sua aplicação.

■ Sistemas de Climatização Comercial;
■ Sistemas de Climatização Hospitalar;
■ Sistemas de Climatização Industrial;
■ Sistemas de Climatização Sala Limpa.



Central Térmica

A necessidade de prover grandes volumes de água quente em um período curto requer soluções criativas e alta tecnologia. A Central Térmica, também conhecida como CAQ (Central de Água Quente), permite que locais como hotéis, motéis, indústrias, condomínios, centros de treinamento, centros comerciais, academias, lavanderias, enfim, possam ser atendidos e disponibilizar grandes quantidades de água aquecida rapidamente.

Uma tendência crescente dentro do mercado da construção civil é a utilização desse tipo de sistema em empreendimentos comerciais e residenciais com grande demanda de água quente. Estes, têm utilizado as centrais térmicas para estruturar o sistema de aquecimento de água, principalmente em projetos de alto padrão que abrigam muitas pessoas e possuem grande quantidade de banheiros.

Trabalhamos com as mais diversas soluções em centrais térmicas, entre elas:

■ Reservatório de termo acumulação;
■ Sistema de aquecimento solar;
■ Sistema de aquecimento de passagem a gás;
■ Sistema de aquecimento indireto;
■ Bombas de calor;
■ Trocadores de calor.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto, pois temos a solução ideal para cada tipo de aplicação.

clique aqui e saiba mais




clique aqui e saiba mais

Combate a Incêndio

O projeto de combate a incêndio é elaborado seguindo requisitos e normas técnicas nacionais (ABNT) e estaduais para prevenir e impedir a expansão de focos de incêndio. Um dos requisitos básicos de segurança para edificações é a existência de um projeto de combate a incêndios.

O projeto consiste em um documento que registra todas as medidas de segurança para prevenção de incêndio presentes no local. Ele deve ser realizado para prevenir o acontecimento de fatalidades e expansão de focos de incêndio, controlando e reduzindo eventuais danos. É importante, no entanto, entender quais são os requisitos e obrigações de um projeto, bem como as regras pré-estabelecidas e os órgãos competentes fiscalizadores, e que devem ser acionados em caso de incidentes.

Qual a importância do projeto de combate a incêndio?

Além de garantir conformidade com as regulações locais e conseguir autorização para funcionamento do edifício, a elaboração do projeto de combate a incêndio também tem como objetivo:

■ Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
■ Dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
■ Proporcionar meios de controle ou extinção do incêndio;
■ Dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros;
■ Proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.

Seguindo sempre as normas do Corpo de Bombeiros e ABNT, também se faz necessário uma atenção aos itens abaixo:

■ Orientar a localização precisa dos componentes de segurança, as características técnicas dos equipamentos, a demanda de água e as indicações referentes à execução das instalações;
■ Prever extintores e sistema hidráulico para a edificação (caso necessário);
■ Instalação de gás combustível;
■ Saídas e iluminação de emergência;
■ Proteção contra descargas atmosféricas;
■ Sistema de alarme e detecção de incêndio;
■ Sinalização de abandono de local;
■ Escada pressurizada (caso necessário);
■ Sprinkler (se necessário).

Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto, pois temos uma grande preocupação com segurança das edificações.



Exaustão e Ventilação

O sistema de exaustão/ventilação é responsável por promover a circulação do ar para manter o conforto térmico, equilibrar a temperatura, remover o ar contaminado e garantir a diluição de gases, odores, vapores e partículas suspensas no ar.

A principal função desse sistema é evitar a disseminação de doenças e manter a qualidade de vida e o bem-estar de todos os colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Ele também pode ser utilizado para a preservação de equipamentos e maquinários, diminuindo a temperatura de motores e isolando cabines elétricas de produtos inflamáveis.

Além disso, dependendo do equipamento escolhido, grelhas são necessárias para que o fluxo de ar corra de maneira certa otimizando a refrigeração do ambiente. Quando bem projetado, esse equipamento permite distribuição uniforme do ar e menor perda de energia do equipamento. Outro detalhe, que tais difusores permitem, é a redução de ruídos que haveria com a saída irrestrita do ar.

O sistema de exaustão industrial é formado por diversos equipamentos que trabalham juntos para a purificação do ar em um ambiente com pouca ou nenhuma ventilação.

Vantagens do sistema de exaustão e ventilação:
■ Minimiza os custos de investimento e operação;
■ Traz maior conforto térmico ao ambiente;
■ Evita a disseminação de doenças;
■ Elimina gases, mau cheiro, vapores e partículas nocivas;
■ Aumenta a produtividade dos funcionários;
■ Ajuda na conservação de máquinas e equipamentos.

clique aqui e saiba mais




clique aqui e saiba mais

Fotovoltaico

Mais de 40% da energia elétrica consumida no Brasil é utilizada por edificações comerciais, públicas e industriais, sendo o setor comercial e público responsáveis por 11% e 8% respectivamente, e o setor industrial com o excedente.Em edifícios comerciais e públicos, o ar condicionado é responsável por 50% do consumo de energia elétrica no verão, chegando a 70% em edifícios envidraçados.

O sol é a fonte suprema de energia e todos nós podemos nos beneficiar fazendo uso de seus recursos.Com o seu uso crescendo exponencialmente, a fonte caminha para se tornar a principal forma de geração elétrica mundial.

No Brasil, principalmente, onde ela ainda está em fase inicial de expansão, é possível encontrarmos muita desinformação e mitos sobre esse tipo de fonte e a tecnologia necessária para transformá-la em energia elétrica.

Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétricaque utiliza a luz do sol, na qual as células fotovoltaicas transformam a radiação solar diretamente em energia elétrica. Os sistemas fotovoltaicos podem ser implantados em qualquer localidade que tenha radiação solar suficiente.

Sistemas fotovoltaicos não utilizam combustíveis, não possuem partes móveis e por isso requerem menor manutenção.

Do ponto de vista da eficiência energética, estes sistemas são considerados ideais, visto que geração e consumo de energia têm coincidência espacial, minimizando assim as perdas por transmissão comuns aos sistemas geradores centrais tradicionais.

Quer saber o quanto você pode economizar com um sistema de energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco e saiba mais.



Gerenciamento de Contratos

Você já deve ter ouvido o velho ditado de que é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? É por esse motivo que o gerenciamento de contratos realizados pela TermoCOP, seja ele para a gestão de projetos, manutenção corretiva ou manutenção preventiva,é tão importante. Ao invés de ser pego de surpresa com imprevistos técnicos que podem prejudicar seu fluxo de trabalho constantemente, cuidamos disso para você.

Realizar a manutenção dos equipamentos de sua empresa ou indústria é fundamental para garantir o pleno funcionamento da cadeia de produção. Assim, torna-se essencial realizar uma boa gestão das manutenções a serem realizadas. Um dos pontos cruciais para evitar erros e problemas é realizar o controle adequado dos contratos de manutenção, a fim de certificar-se de que não haverá impossibilidades em caso de problemas.

A TermoCOP possui uma equipe especializada para esse tipo de trabalho que além do gerenciamento desses contratos, também:
■ Avisa sobre os contratos que estão próximos a vencer;
■ Verifica os principais itens presentes nos contratos e tira todas suas dúvidas;
■ Elabora relatórios pertinentes ao tipo de serviço contratado, entre outros.

Com transparência e idoneidade, temos a responsabilidade de atender as normas e padrões de conformidade e qualidade.

Consulte-nos, pois temos o contrato ideal para sua empresa.

clique aqui e saiba mais




clique aqui e saiba mais

Manutenção Corretiva

A importância da manutenção é indiscutível e a aplicação da manutenção corretiva é um dos aspectos que pode ajudar a reduzir os custos de sua empresa. Com o amparo da tecnologia nos dias atuais, é possível realizar ajustes desse tipo de uma forma muito mais bem orientada.

Em muitos casos, as falhas nos equipamentos e máquinas podem gerar grandes perdas. De qualquer maneira, a manutenção corretiva dificilmente será eliminada completamente da rotina.O resultado dessa prática é que você vai ter um processo produtivo com alto nível de confiabilidade.

Melhorar a utilização da manutenção corretiva em sua empresa é indispensável. Entre em contato conosco e solicite uma avaliação.




Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é uma das estratégias de planejamento que uma empresa deve considerar para evitar possíveis interrupções e prejuízos financeiros. Isto porque todo e qualquer ativo deve ser cuidado, uma vez que o uso pode causar desgastes, quedas de desempenho e até mesmo defeitos.

O objetivo dessa manutenção é reduzir a probabilidade de falhas, inspecionando oequipamento em intervalos seguros, fazendo as devidas intervenções e realizando trocas das peças necessárias para o seu bom funcionamento. Porém, essa intervenção nem sempre é no momento mais adequado, como na manutenção preditiva. Para realizá-la, são seguidos alguns critérios, pois a manutenção sem planejamento e sem base de dados pode ser bem mais custosa.

Vantagens da Manutenção Preventiva;

■ Realizar a manutenção preventiva de forma adequada e com os tipos certos de equipamentos pode trazer diversas vantagens para a empresa. Ela previne possíveis falhas, que poderiam gerar grandes custos se não fossem evitadas. Por exemplo, os equipamentos que não recebem a devida manutenção e trabalham abaixo de sua capacidade consomem energia excessiva, um gasto que costuma ser mais difícil de ser notado;
■ Com a manutenção preventiva, é possível reduzir os riscos de quebra do equipamento e melhorar as condições de operação, ocasionando a diminuição de acidentes e paradas inesperadas na produção;
■ Realizando a manutenção previamente, o profissional atuará no equipamento ainda em boas condições, o que facilita o trabalho e reduz o envelhecimento dos componentes.

Agora que você já sabe da importância da manutenção preventiva, entre em contato conosco para que possamos auxilia-lo da melhor forma.

clique aqui e saiba mais




clique aqui e saiba mais

Recuperação de Calor (Heat Recovery)

Recuperação de calor pode ser um assunto recente para muitos, mas para a TermoCOP é algo que já está presente no dia a dia. Somos a primeira empresa do Brasil a realizar um projeto e instalação desse tipo de sistema.

A geração de energia a partir do calor residual em indústrias foi por muito tempo objeto de discussão. Hoje, os benefícios desta tecnologia são claros. Com o aumento dos custos de eletricidade e energia, esses sistemas se tornam cada vez mais rentáveis e a situação das emissões de CO2 proporciona um incentivo adicional.

O processo de recuperação de calor passa pelo aproveitamento de calor normalmente desperdiçado para o meio ambiente, convertendo-o em energia útil. Essa ideia forma-se com o propósito de redução de consumos energéticos e o impulsionar do conceito de projetos sustentáveis. Este conceito deve determinar os melhores meios para aproveitamento do calor, sem prejudicar o funcionamento e a eficiência das unidades produtivas.

Estima-se que de 20 a 50% da energia usada nos processos industriais é perdida na forma de gases de escape quentes, arrefecimento das perdas de água e de calor a partir de artigos e produtos.

Para cada tipo de processo industrial e de instalação industrial, importa fazer um estudo sobre as potências térmicas residuais disponíveis e os respetivos níveis térmicos, de modo a poderem ser propostas medidas e soluções com vista a sua recuperação e reutilização. Sempre, onde possível e viável, deve-se privilegiar a produção de eletricidade a partir do calor residual. No que diz respeito à utilização daquele que for para ser reutilizado como calor, tal pode passar por considerar apenas o processo industrial de base, mas pode contemplar também a consideração de outros processos, a implementação de cogeração.

As novas tecnologias de armazenamento e recuperação de calor irão desempenhar um papel significativo no futuro próximo, permitindo às indústrias equilibrar o seu consumo de energia recorrendo a processos totalmente integrados e monitorizados.

Agora que você já sabe a importância da recuperação de calor em processos industriais, entre em contato conosco e faça um estudo para sua indústria ou empresa.




Refrigeração

Todo ambiente fechado necessita de um correto sistema de refrigeração para garantir que o calor interno não seja excessivo.

A TermoCOP possui, em seu portifólio de serviços, soluções em sistemas de refrigeração,conforme as necessidades e especificidades de cada cliente.

Do conforto térmico à conservação de alimentos, cada uma dessas necessidades exige maquinários e instalações específicas, que devem levar em conta também o cenário individual de cada aplicação.

Muitos ambientes, sejam eles prédios empresariais ou comerciais, hospitais industriais ou grandes estabelecimentos, necessitam de um projeto de refrigeração totalmente personalizado, que possa atender aos diversos aspectos de sua demanda. Esse modelo de projeto trata-se de uma estrutura que obedece as normas técnicas, higiene, segurança, espaço físico, luminosidade, temperatura, etc.

Oferecemos diversas soluções:

■ Câmara Fria;
■ Túneis de Congelamento;
■ Balcão Frigorífico;
■ Projetos com CO2;
■ Projetos com Amônia;
■ Projetos Especiais.

clique aqui e saiba mais




clique aqui e saiba mais

Relatório PMOC e ART

Você sabe o que é PMOC?
PMOC é a sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle, que virou lei em 4 de janeiro de 2018, em acréscimo a portaria do Ministério da Saúde nº 3523/98, que diz:

“Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes climatizados artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”

Esse plano foi elaborado conforme as diretrizes da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dita como deve ser feita a conservação do sistema de ar condicionado. Isso engloba tanto os aspectos mecânicos de um ar condicionado quanto sanitários e microbiológicos.

Quem deve realizar o PMOC?

Se a empresa ou edificação se enquadra na exigência da ANVISA,quanto à capacidade em sistema de climatização (mais de 5TR = 60 mil BTUS), e na Portaria 3523/98, é preciso ter o PMOC. Caso contrário, a empresa estará irregular junto à agência, quebrando leis ambientais e de segurança do trabalho.

Fiscalização e multas, fique atento!

A qualidade do ar no ambiente corporativo é tão importante que passou a ser regulamentada por Lei. O objetivo é garantir uma melhora na saúde, no bem-estar, conforto e produtividade dos ocupantes de ambientes climatizados, além de evitar a contaminação de doenças transmitidas por fungos, bactérias e poluentes.

PMOC para empresas
Para facilitar o entendimento, empresas com mais de 05 (cinco) equipamentos de qualquer modelo ou fabricante, precisam do PMOC.

Benefícios do PMOC
Além de evitar multas, o PMOC garante um ambiente livre de contaminação, ajuda na vida útil dos sistemas e na economia de energia.

Responsabilidade técnica
A TermoCOPelabora o PMOC, realiza a emissão dos laudos devidamente assinados pelos nossos engenheiros, com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), junto ao órgão competente, além de monitorar em tempo real, através de software de controle do PMOC, todo o processo de manutenção dos equipamentos. Esse monitoramento também poderá ser acompanhado em tempo real por nossos clientes.

Fiscalizações
As fiscalizações da nova lei serão realizadas pela Vigilância Sanitária dos municípios, do estado e a ANVISA.

Penalidades
O não cumprimento dos parâmetros do PMOC configura infração sanitária sujeita a penalidades que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Processos trabalhistas
A falta do PMOC pode contribuir para que as empresas respondam por processos trabalhistas de seus colaboradores por insalubridade.

Agora que você já sabe o quão importante é o PMOC, entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto.



Retrofit

O conceito de "retrofit"surgiu na Europa e Estados Unidose significa "colocar o antigo em forma", termo cada vez mais ouvido no mercado de construção civil. Mais do que uma simples reforma, ele envolve uma série de ações de modernização e readequação das instalações e equipamentos. O objetivo é preservar o que há de bom na instalação existente, adequá-la às exigências atuais e, ainda, estender a vida útil dos equipamentos.

A necessidade surge quando uma instalação chega ao fim de sua vida útil, quando os custos de operação e manutenção se elevam consideravelmente. O momento do retrofit é uma oportunidade de corrigir distorções que são criadas e acumuladas ao longo do tempo de uso e vida de uma instalação, além de atualizar o sistema existente de acordo com as atuais normas, melhora da qualidade do ar, redução de custos operacionais, economia de energia e valorização do imóvel.

A TermoCOP é especialista neste tipo de trabalho, elaborando as mais diversas soluções em retrofit, pois sabemos da importância que isso traz para nossos clientes e parceiros, tanto no quesito eficiência energética, quanto na economia de energia, que pode chegar a 40%.

Eficiência energética, custo-benefício, atendimento às normas, conforto térmico, qualidade do ar são alguns dos itens ligados diretamente à necessidade de se fazer um retrofit. Projetistas têm importante participação nesse processo.

clique aqui e saiba mais




clique aqui e saiba mais

Soluções Turn Key

Trata-se de um conceito já padronizado pela TermoCOP, para fornecimento de um pacote completo de serviços e soluções para um projeto, em todas as suas etapas.

Elaboramos o plano inicial do projeto, o desenvolvimento e acompanhamento da obra, o comissionamento dos equipamentos, startup, treinamento e entrega de todas as instalações, equipamentos e a manutenção preventiva e corretiva de todo o processo.

Com isso, conseguimos garantir a solução completa para nossos clientes, onde eles têm a confiabilidade em uma empresa que gerencia seu empreendimento do início ao fim.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto.



Clientes e Parceiros





© 2020 TermoCOP Engenharia Ltda. ■ Projetos de Engenharia ■ Gerenciamento de Obras - Todos os direitos reservados.